DOCÊNCIA

Criatividade em sala de aula

Uma das coisas mais complexas para o docente é manter-se atualizado em um mundo onde seus alunos estão em contato com a informação 24h por dia. É bastante comum o aluno querer colocar o professor em uma “sinuca de bico” com alguma pergunta ou uma atualidade a respeito de um determinado assunto. E isso não é porque o aluno quer ferrar o professor e sim uma mudança no comportamento, como eles tem acesso a todo tipo de informação, eles querem saber mais a respeito.

Quando isso ocorre, ai que o docente precisa utilizar a sabedoria para trazer inovação na sala de aula, afinal ninguém gosta daquela aula teórica em que somente o professor fala e os alunos escutam. Eu amo quando meus alunos interagem comigo dentro de sala, perguntam, questionam e tiram dúvidas até sobre problemas que ocorrem na casa deles ou no trabalho. Isso é o máximo pois você tem a possibilidade de colocar a teoria lado a lado com a prática. Quando é um assunto que não sei ou ainda não li a respeito, peço para que eles usem o celular, entrem na internet e veja o que se trata e com base no que eles leram explico e debatemos sobre.

Em uma das matérias que ministro: Arquitetura de Computadores, sempre dou um trabalho onde os alunos tem que ir ao Centro de Reuso e Reciclagem de Tecnologia (Já expliquei sobre ele aqui) e pegar equipamentos em desuso e transforma-los em um vídeo game retrô (assunto também que já falamos aqui).

A ideia central é:

  • Fazer com que eles trabalhem em grupo.
  • Incentivar com que pesquisem sobre “emuladores” e a arquitetura suportada por este emulador. Isso é um grande desafio, pois hoje em dia eles querem tudo mastigado.
  • Fazer a pesquisa em campo, ou seja ir ao Centro de Reuso e Reciclagem de Tecnologia e buscar por peças que irão compor o seu console.
  • Montar um relatório completo de como foram desenvolvidas todas as atividades.

Com isso eu consigo aliar a prática com a teoria e ainda de quebra mostrar a importância da consciência ambiental. Esta atividade é um exemplo de como utilizar a criatividade em sala de aula.