DOCÊNCIA

Desafio da docência.

Resultado de imagem para jovens na internet

A “meninada” de hoje em dia tem acesso em tempo real a informação, seja ela qual for. Eu peguei o inicio dessa mudança. Lembro de que o primeiro computador que tinha acesso foi um TK-85. Internet nem existia; somente as famosas BBS e eu tinha acesso a um único livro de como programar alguns joguinhos. Depois veio a grande e maravilha internet, ainda precária e cara.

Nessa época cheguei a trocar o dia pela noite, pois me conectava à meia noite e desconectava as seis da manhã. Sabadão, entrava as duas da tarde e ficava até segunda navegando.  Eram os períodos que a conexão, via telefone, custava menos. Hoje não precisamos mais conectar a internet, já estamos conectados e isso é uma maravilha!! A Fran, minha esposa, vive falando para “desconectar” um pouco… (Velha, desconectar…). kkkkkkkkkkkkk =)

Com isso, os alunos de hoje, nunca tiveram dificuldades em se conectar na internet (só quando dá merda no provedor), pois eles estão conectados nela o tempo todo, cresceram com isso, tem facilidade em buscar conteúdo, aprender entre outras coisas e é ai que entra o grande desafio dos professores, entender que esta geração se quiser já sabe o que o professor está falando, se não entender tem vídeo no youtube, tutorial e comunidades em redes sociais onde eles vão aprender sobre aquilo.

Eu como professor gosto muito de estimular a atenção deles dando uma aula, como uma especie de bate papo, procuro falar a linguagem deles, trabalhos e avaliações de modo colaborativo, onde um pode ajudar o outro, tento deixar a sala de aula o mais dinâmica possível. Crio disputas coloco premiações bobas, mas que instigue eles a trabalharem em equipe e se sentir interessado na aula.

Buscar e aprender mais sobre a metodologia ativa me ajudou bastante, gosto de desafios, utilizo muito da “gemificação” para tentar prender a atenção desta galera que já nasceu conectada, o mais legal disso tudo é que aprendo muito com eles, pois dou esta liberdade e trabalho com minha experiência para tornar o assunto mais dinâmico e interativo e olha que dar aula em uma faculdade de Sistemas de Informação não é tarefa fácil, pois a “molecada” que entra ali já é muito antenada, plugada e tudo “maria tutorial”.

Acabar com a tecnologia é impossível, pois é um caminho sem volta a tendência é estarmos a cada dia mais conectados e plugados, proibir o uso, acho totalmente desnecessário, pois ela está ai e pode ser muito bem aproveitada. Então nosso papel como “educador” é aprender esta linguagem e mostrar pra eles qual a melhor forma de se utilizar, da importância de não deixar a tecnologia tomar conta da sua vida.