O que é família?
O que é família?
Segundo a Wikipwdia, família é: ” Membros de uma família, geralmente pai, mãe e filhos e seus descendentes, costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações. “
De acordo com o dicionario Michaelis é:
1 Conjunto de pessoas, em geral ligadas por laços de parentesco, que vivem sob o mesmo teto. 2 Conjunto de ascendentes, descendentes, colaterais e afins de uma linhagem ou provenientes de um mesmo tronco; estirpe. 3 Pessoas do mesmo sangue ou não, ligadas entre si por casamento, filiação, ou mesmo adoção; parentes, parentela. 4 FIG Grupo de pessoas unidas por convicções, interesses ou origem comuns. 5 Conjunto de coisas que apresentam características ou propriedades comuns. 6 BIOL Categoria sistemática, divisão principal de uma ordem, constituída por um ou mais gêneros ou tribos vegetais ou animais com características filogenéticas comuns e que se diferenciam de outros gêneros ou tribos por caracteres marcantes. [Na sistemática taxonômica, a família situa-se abaixo da ordem e acima da tribo ou do gênero.] 7 GRÁF Conjunto dos tipos cujo desenho, independentemente do corpo, apresenta as mesmas características fundamentais, podendo apenas variar na forma e na inclinação dos traços e na largura relativa das letras. 8 MAT Conjunto de curvas e superfícies indexadas por um ou mais parâmetros.
Bom pra mim família se tornou algo inesperado, fui casado por muito tempo e não tive filhos, divorcieis e acabei encontrando minha atual esposa, a FRAN, e com ela acabei ganhando de presente uma filha que é a Manu, sim a Manu do canal Arte Cabeluda.
Mas nem tudo são flores igual no canal, sempre tive dificuldades em contato, abraçar etc… Porém a Manu e a Fran, assim como um vírus infectou meu Sistema Operacional e conseguiram mudar isso, aos poucos a Manu foi conquistando o espaço dela no meu coração e com isso fui mudando minha percepção de família.
Consegui entender que temos que fazer o melhor por ela e pra isso, sim é importante a amizade do casal, com o pai e a madrasta, isso faz tão bem para criança, pois ela entende que por mais que os pais sejam separados, ainda existe uma amizade.
Foi complexo até chegar a este entendimento, não ter ciúmes, entender que mesmo não sendo “pai biológico” tenho um papel tão importante quanto na educação dela, e que se todos aliarem na forma de pensar e agir, a criação fica muito mais simples. =)
Bem, este texto foi algo bem inicial sobre o que quero sempre carregar aqui, que é minha experiencia como pai do coração e minha vida com a Fran, para que nossa experiência possa servir de exemplos para muitos.