É possível prever o futuro do meu negócio?
Pode parecer maluquice, mas existem diversas formas de se “prever o futuro”.
Uma das ferramentas utilizadas para prospectar o futuro é a metodologia Delphi, um dos grandes autores sobre o assunto é Peter Schwartz.
Em 2016 tive a oportunidade de trabalhar com essa metodologia e prospectar um cenário a curto prazo para um determinado espaço comercial da cidade em que moro. Muito do que foi levantado ocorreu.
Mas por que é legal prospectar o futuro??
Katz & Kahn (1987), diz em sua teoria de sistemas abertos, as organizações modernas deverão ser sensíveis e estar preparadas para as mudanças que são regidas pelo ambiente externo, pois somente com as adaptações e transformações podem garantir seu espaço no mercado.
Ou seja, através destas prospecções de cenários você antecipa a ocorrência de um problema futuro, ou alguma mudança comportamental que afetará seu negócio. Saber isso te colocará à frente de seus concorrentes.
Isso é algo tão importante que Cher (1990), pesquisadores estimam aproximadamente 80% das micro e pequenas empresas não chegam a completar seu primeiro ano de atividade, e 92% encerra suas atividades até no final de cinco anos de vivência. Um dos motivos deste alto índice de fechamento de micro e pequenas empresas está relacionado com a sua capacidade de planejamento estratégico e a sua percepção às influências ambientais.
Os Cenários Prospectivos são prováveis, aceitáveis e tem a capacidade de
romper antigos padrões.
Para a criação de cenários, os responsáveis em tomar decisões nas empresas deverão questionar e analisar suas ideias mais intrinsecamente sobre como o mercado funciona, possibilitando traçar estrategias.
Alguns autores mencionados por Boaventura, Costa & Fischmann (2004) esclarecem que cenário é um estudo do futuro, em que não se pode “prever o futuro”, e o objetivo não é adivinhar, pelo ao contrário, procura-se desenvolver cenários com diferentes alternativas e suas interligações com o futuro, as empresas utilizam os cenários para criar visões alternativas, vantajosos, sendo interno ou não, no ambiente de negócios.
Bacana demais Luiz, mas como posso fazer isso??
- O primeiro passo é descobrir o público para o qual se quer desenvolver essa prospecção e definir quantos anos durará o cenário considerado.
- Após, só ou em grupos, formular um questionário com “perguntas chaves” relacionadas a tudo o que possa ocorrer em um futuro estabelecido, observando-se os aspectos regional, municipal, político e outros pertinentes ao público envolvido.
- O questionário deve ser enviado para as pessoas envolvidas nos cenários considerados.
- Instruir as pessoas que irão responder o questionário que não façam comentários. As repostas deverão ser um “sim” ou um “não”.
- Obtidas as respostas, aplicar método “Blanning e Reining”, nas que receberam o “sim”, descartando-se as “não”.
- Em seguida, criar uma tabela de “Probabilidade e Favorabilidade” com peso de 1 a 9 para cada questão que recebeu o “sim”.
- Com isso você cria um gráfico dos possíveis cenários, mostrando se os questionamentos são de caráter “Otimistas, Pessimistas ou Realistas”.
- Depois de levantar os possíveis cenários “Otimistas, Realista e Pessimista”, faz uma matriz de impactos cruzados, para saber qual a influência uma determinada ação exerce na outra.
- Depois de tabulado os dados, ele gera um plano cartesiano com os cenários que têm maior probabilidade de ocorrer, estes pontos são divididos em quatro quadrantes.
- Seguindo da esquerda pra direita, pontos situados no primeiro quadrante têm uma motricidade elevada e uma baixa dependência, e alterações no seu comportamento influenciam drásticas mudanças no cenário futuro.
- Os pontos no segundo quadrante possuem uma motricidade elevada e uma alta dependência, e essas variáveis têm ligação entre as variáveis explicativas e as variáveis de resultado.
- Os pontos no terceiro quadrante possuem uma baixa motricidade e uma baixa dependência, sendo assim não influenciam tanto e podem ser descartadas.
- Os pontos no quarto quadrante possuem uma baixa motricidade e uma alta dependência, sendo assim o seu comportamento é explicado pelo das variáveis explicativas ou de ligação,
- Após este levantamento, você deve debater sobre as questões e elaborar possíveis soluções para caso ocorra algo.
Para quem gostou e se interessou a respeito disso, vou deixar o link da planilha para download, AQUI.
Referencias:
CHER, R. A gerência das pequenas e médias empresas. São Paulo: Maltese, 1990.
BOAVENTURA, J.M.G.; COSTA, B.K.; FISCHMANN, A.A. Métodos de
construção de cenários: uma investigação do estado da arte. VII SEMEAD. FEA-USP.
2004.
SCHWARTZ, Peter. A Arte da Visão de Longo Prazo: Planejando o futuro em um
mundo de incertezas. São Paulo: Best Seller, 2000.
KATZ, D.; KAHN, R. L. Psicologia social das organizações. 3.ed. São Paulo: Atlas,
1987.